Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48772

Compartilhe esta página

Título: O uso do stop-motion para ensino-aprendizagem de ciências na educação básica: uma revisão integrativa
Autor(es): OLIVEIRA, Cecilia Siqueira de
Palavras-chave: Ensino de ciências; Animação; Ensino fundamental e médio
Data do documento: 11-Mai-2022
Abstract: Em busca de analisar a interação entre o processo de ensino-aprendizagem e recursos tecnológicos para aplicar e desenvolver conhecimentos de ciências na educação básica, esta revisão de literatura integrativa tem como objetivo identificar o uso do stop-motion em sala de aula. O stop-motion é uma ferramenta digital de animação que consiste na ilusão de movimento, a partir de imagens estáticas de objetos inanimados. Foram escolhidos 4 bancos de dados para a pesquisa. Logo após a aplicação dos critérios de exclusão, e um deles sendo uma janela de tempo de 5 anos, resultou-se em um total de 80 artigos publicados, sendo apenas 19 para análise, em que os subcritérios foram posteriormente adicionados, totalizando 17 artigos. Conclui-se que o uso do stop-motion possui uma alta eficácia em sua aplicabilidade no conhecimento de ciências, além de incentivar e conquistar o interesse dos alunos. Este trabalho viabiliza o auxílio de outras pesquisas que buscam bibliografias que discutam metodologias ativas com stop-motion para diversos assuntos dentro e fora da ciência com o objetivo de atuar na intervenção no ensino-aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48772
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oliveira, Cecilia Siqueira de.pdf532,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons