Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48770
Share on
Title: | Abordagem dos quirópteros no ensino de ciências em artigos científicos: revisão integrativa da literatura |
Authors: | SILVA, Ana Paula Bernardo da |
Keywords: | Quirópteros; Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino |
Issue Date: | 4-May-2022 |
Abstract: | A pesquisa objetivou analisar a abordagem dos quirópteros no ensino de ciências e biologia em artigos científicos mediante uma Revisão Integrativa da Literatura. Os morcegos são os únicos mamíferos que possuem a capacidade de voo verdadeiro, e uma ampla distribuição em todo o mundo, constituindo a segunda maior Ordem de mamíferos no Brasil. Eles desempenham um relevante papel na dinâmica dos ecossistemas e no equilíbrio ecológico, mas a pouca abordagem em sala de aula e em livros didáticos, acabam impulsionando um estigma de seres que causam mal à população. A abordagem qualitativa, descritiva por meio de revisão integrativa da literatura oportunizou observamos uma escassez de artigos científicos sobre a relação dos morcegos e o ensino de ciências e biologia. Isso dificulta a disseminação de informações corretas sobre a importância do papel ecológico que desempenham, permitindo um olhar negativo. O ensino de ciências possui um papel fundamental na disseminação do conhecimento científico, e novas pesquisas precisam ser desenvolvidas a fim de atuar na desmistificação e preservação dos Quirópteros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48770 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Silva, Ana Paula Bernardo daa.pdf | 487,12 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License