Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48770

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Ana Paula Bernardo da-
dc.date.accessioned2023-01-26T14:20:46Z-
dc.date.available2023-01-26T14:20:46Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48770-
dc.description.abstractA pesquisa objetivou analisar a abordagem dos quirópteros no ensino de ciências e biologia em artigos científicos mediante uma Revisão Integrativa da Literatura. Os morcegos são os únicos mamíferos que possuem a capacidade de voo verdadeiro, e uma ampla distribuição em todo o mundo, constituindo a segunda maior Ordem de mamíferos no Brasil. Eles desempenham um relevante papel na dinâmica dos ecossistemas e no equilíbrio ecológico, mas a pouca abordagem em sala de aula e em livros didáticos, acabam impulsionando um estigma de seres que causam mal à população. A abordagem qualitativa, descritiva por meio de revisão integrativa da literatura oportunizou observamos uma escassez de artigos científicos sobre a relação dos morcegos e o ensino de ciências e biologia. Isso dificulta a disseminação de informações corretas sobre a importância do papel ecológico que desempenham, permitindo um olhar negativo. O ensino de ciências possui um papel fundamental na disseminação do conhecimento científico, e novas pesquisas precisam ser desenvolvidas a fim de atuar na desmistificação e preservação dos Quirópteros.pt_BR
dc.format.extent32 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuirópterospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.titleAbordagem dos quirópteros no ensino de ciências em artigos científicos: revisão integrativa da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9659981697649730pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to analyze the approach of bats in science and biology teaching in scientific articles through an Integrative Literature Review. Bats are the only mammals that have the ability of true flight, and a wide distribution throughout the world, constituting the second largest order of mammals in Brazil. They play a relevant role in the dynamics of ecosystems and ecological balance, but the little approach in the classroom and in textbooks, end up boosting a stigma of beings that cause harm to the population. The qualitative, descriptive approach through an integrative literature review made it possible to observe a scarcity of scientific articles on the relationship between bats and the teaching of biology. This makes it difficult to disseminate correct information about the importance of the ecological role they play, allowing a negative view. Science teaching has a fundamental role in the dissemination of scientific knowledge, and new research needs to be developed in order to act in the demystification and preservation of Chiroptera.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Ana Paula Bernardo daa.pdf487,12 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons