Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48770

Compartilhe esta página

Título: Abordagem dos quirópteros no ensino de ciências em artigos científicos: revisão integrativa da literatura
Autor(es): SILVA, Ana Paula Bernardo da
Palavras-chave: Quirópteros; Ensino de ciências; Biologia - estudo e ensino
Data do documento: 4-Mai-2022
Abstract: A pesquisa objetivou analisar a abordagem dos quirópteros no ensino de ciências e biologia em artigos científicos mediante uma Revisão Integrativa da Literatura. Os morcegos são os únicos mamíferos que possuem a capacidade de voo verdadeiro, e uma ampla distribuição em todo o mundo, constituindo a segunda maior Ordem de mamíferos no Brasil. Eles desempenham um relevante papel na dinâmica dos ecossistemas e no equilíbrio ecológico, mas a pouca abordagem em sala de aula e em livros didáticos, acabam impulsionando um estigma de seres que causam mal à população. A abordagem qualitativa, descritiva por meio de revisão integrativa da literatura oportunizou observamos uma escassez de artigos científicos sobre a relação dos morcegos e o ensino de ciências e biologia. Isso dificulta a disseminação de informações corretas sobre a importância do papel ecológico que desempenham, permitindo um olhar negativo. O ensino de ciências possui um papel fundamental na disseminação do conhecimento científico, e novas pesquisas precisam ser desenvolvidas a fim de atuar na desmistificação e preservação dos Quirópteros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48770
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Ana Paula Bernardo daa.pdf487,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons