Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48767

Share on

Title: Proposta de um livro paradidático ilustrado como recurso didático para educação ambiental no ensino médio
Authors: NASCIMENTO, Bruna Maria do
Keywords: Educação em saúde ambiental; Materiais de ensino; Mutagênese
Issue Date: 11-May-2022
Abstract: O ensino da Educação Ambiental (EA) nas escolas tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos estudantes acerca do seu protagonismo enquanto multiplicadores de boas práticas ambientais, sendo um instrumento de ensino transformador, que estimula o compromisso com a vida. Os poluentes de origem antrópica podem causar diversos distúrbios nos ecossistemas e afetar diferentes níveis tróficos, causando problemas na saúde dos organismos, afetando a diversidade de espécies e causando danos no material genético que podem transpassar gerações através da hereditariedade. Como estratégia para contornar esse problema, diferentes recursos didáticos já foram elaborados para abordar os conteúdos, contudo ainda há uma escassez de materiais que visem a popularização do conhecimento cientifico para o público do Ensino Médio. Os paradidáticos trabalham conceitos aplicados ao cotidiano dos estudantes, conceitos que muitas vezes passam despercebidos por eles. Tendo em vista a necessidade de ensinar Genética de forma contextualizada e aplicada a outras áreas da Biologia e Educação Ambiental, o presente trabalho teve por objetivo elaborar um livro paradidático na área do ensino de Ciências, que aborde os problemas causados pelo despejo de poluentes no meio ambiente, reforçando a importância das ferramentas disponibilizadas pela Genética podem ajudar a diagnosticar e monitorar os impactos ambientais, objetivando sua futura mitigação. Para a elaboração do paradidático, primeiro foi criada a premissa do desenvolvimento da estória; a criação dos personagens; a definição de quais os conteúdos a serem abordados; a escrita do texto e por fim, o desenvolvimento das ilustrações. Espera-se que o livro forneça o conteúdo proposto de forma contextualizada e lúdica, despertando o interesse dos estudantes e se tornando um material relevante sobre a Mutagênese e Educação Ambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48767
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Nascimento, Bruna Maria do.pdf917,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons