Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48767

Compartilhe esta página

Título: Proposta de um livro paradidático ilustrado como recurso didático para educação ambiental no ensino médio
Autor(es): NASCIMENTO, Bruna Maria do
Palavras-chave: Educação em saúde ambiental; Materiais de ensino; Mutagênese
Data do documento: 11-Mai-2022
Abstract: O ensino da Educação Ambiental (EA) nas escolas tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos estudantes acerca do seu protagonismo enquanto multiplicadores de boas práticas ambientais, sendo um instrumento de ensino transformador, que estimula o compromisso com a vida. Os poluentes de origem antrópica podem causar diversos distúrbios nos ecossistemas e afetar diferentes níveis tróficos, causando problemas na saúde dos organismos, afetando a diversidade de espécies e causando danos no material genético que podem transpassar gerações através da hereditariedade. Como estratégia para contornar esse problema, diferentes recursos didáticos já foram elaborados para abordar os conteúdos, contudo ainda há uma escassez de materiais que visem a popularização do conhecimento cientifico para o público do Ensino Médio. Os paradidáticos trabalham conceitos aplicados ao cotidiano dos estudantes, conceitos que muitas vezes passam despercebidos por eles. Tendo em vista a necessidade de ensinar Genética de forma contextualizada e aplicada a outras áreas da Biologia e Educação Ambiental, o presente trabalho teve por objetivo elaborar um livro paradidático na área do ensino de Ciências, que aborde os problemas causados pelo despejo de poluentes no meio ambiente, reforçando a importância das ferramentas disponibilizadas pela Genética podem ajudar a diagnosticar e monitorar os impactos ambientais, objetivando sua futura mitigação. Para a elaboração do paradidático, primeiro foi criada a premissa do desenvolvimento da estória; a criação dos personagens; a definição de quais os conteúdos a serem abordados; a escrita do texto e por fim, o desenvolvimento das ilustrações. Espera-se que o livro forneça o conteúdo proposto de forma contextualizada e lúdica, despertando o interesse dos estudantes e se tornando um material relevante sobre a Mutagênese e Educação Ambiental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48767
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nascimento, Bruna Maria do.pdf917,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons