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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48767

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorADAM, Mônica Lúcia-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Bruna Maria do-
dc.date.accessioned2023-01-26T14:18:42Z-
dc.date.available2023-01-26T14:18:42Z-
dc.date.issued2022-05-11-
dc.date.submitted2023-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48767-
dc.description.abstractO ensino da Educação Ambiental (EA) nas escolas tem um papel fundamental no desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva dos estudantes acerca do seu protagonismo enquanto multiplicadores de boas práticas ambientais, sendo um instrumento de ensino transformador, que estimula o compromisso com a vida. Os poluentes de origem antrópica podem causar diversos distúrbios nos ecossistemas e afetar diferentes níveis tróficos, causando problemas na saúde dos organismos, afetando a diversidade de espécies e causando danos no material genético que podem transpassar gerações através da hereditariedade. Como estratégia para contornar esse problema, diferentes recursos didáticos já foram elaborados para abordar os conteúdos, contudo ainda há uma escassez de materiais que visem a popularização do conhecimento cientifico para o público do Ensino Médio. Os paradidáticos trabalham conceitos aplicados ao cotidiano dos estudantes, conceitos que muitas vezes passam despercebidos por eles. Tendo em vista a necessidade de ensinar Genética de forma contextualizada e aplicada a outras áreas da Biologia e Educação Ambiental, o presente trabalho teve por objetivo elaborar um livro paradidático na área do ensino de Ciências, que aborde os problemas causados pelo despejo de poluentes no meio ambiente, reforçando a importância das ferramentas disponibilizadas pela Genética podem ajudar a diagnosticar e monitorar os impactos ambientais, objetivando sua futura mitigação. Para a elaboração do paradidático, primeiro foi criada a premissa do desenvolvimento da estória; a criação dos personagens; a definição de quais os conteúdos a serem abordados; a escrita do texto e por fim, o desenvolvimento das ilustrações. Espera-se que o livro forneça o conteúdo proposto de forma contextualizada e lúdica, despertando o interesse dos estudantes e se tornando um material relevante sobre a Mutagênese e Educação Ambiental.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em saúde ambientalpt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectMutagênesept_BR
dc.titleProposta de um livro paradidático ilustrado como recurso didático para educação ambiental no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coARAUJO, Camila Brasilino Bôtelho de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5806582345269973pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782386P4pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Environmental Education (AE) in schools plays a fundamental role in the development of the critical and reflective capacity of students about their protagonism as multipliers of good environmental practices, being an instrument of transformative teaching, which stimulates the commitment to life. Pollutants of anthropic origin can cause various disturbances in ecosystems and affect differenttrophiclevels, causing problems in the health of organisms, affecting the diversity of species and causing n damageto the genetic materialthat can pass through generations through heredity. As a strategy to work around this problem, different teaching resources have already been developed to address the contents, however there is still a scarcity of materials aimed at the popularization of scientific knowledge for the public of Middle school. Paradidactics work concepts applied to the students' daily lives, concepts that often go unnoticed by them. In view of the need to teach genetics in a contextualized and applied way to other areas of Biology and Education Ambiental, the present work aimed to work on a paradidactic book in the area of teaching science, which addresses and the problems caused by the dumping of pollutants into the environment, reinforcing the importance of the tools provided by Genetic can help diagnose and monitor environmental impacts, aiming at its future mitigation. For the elaboration of the paradidactic, first was created the premise of the development of the story; the creation of the characters; the definition of which contents to be addressed; the writing of the text and finally, the development of illustrations. It is expected that the book will provide the proposed content in a contextualized and playful way, arousing the interest of students and becoming a relevant material on Mutagenesis and Environmental Education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2084864991611319pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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