Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572

Comparte esta pagina

Título : O ensino de teclado como um instrumento singular : discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de música
Autor : MACIEL, Gustavo Andrade
Palabras clave : Teclado eletrônico; Teclado; Ensino; Aprendizagem; Instrumento Musical
Fecha de publicación : 1-dic-2022
Citación : MACIEL, Gustavo Andrade.O ensino de teclado como um instrumento singular : Discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de música.2022. rabalho de Conclusão de Curso (Música - licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Esta pesquisa tem como objetivo geral promover uma discussão sobre as potencialidades e usos profissionais do instrumento teclado para que seja considerado um instrumento musical com seu lugar próprio como “instrumento-fim” e não “instrumento-meio” (lugar em que comumente é tratado como um piano mais precário ou um mero facilitador da musicalização). Como objetivos específicos pretende: descrever brevemente a história da música eletrônica; apresentar as características básicas do instrumento teclado; apresentar a problemática e discutir acerca do teclado eletrônico não ser considerado um instrumento de fato e sobre a falta de material didático. A metodologia escolhida foi a de levantamento bibliográfico sobre o ensino/aprendizagem desse instrumento. Nesse sentido, foi feita uma pesquisa bibliográfica em duas revistas de música de alto impacto no cenário musical nacional (ABEM e OPUS (ANPPOM). Finalizo este trabalho com uma discussão dialogal acerca dos resultados encontrados no mapeamento bibliográfico.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música - Instrumento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Gustavo Andrade Maciel.pdf973,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons