Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Sergio Ricardo de Godoy-
dc.contributor.authorMACIEL, Gustavo Andrade-
dc.date.accessioned2023-01-10T12:26:02Z-
dc.date.available2023-01-10T12:26:02Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.date.submitted2023-01-09-
dc.identifier.citationMACIEL, Gustavo Andrade.O ensino de teclado como um instrumento singular : Discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de música.2022. rabalho de Conclusão de Curso (Música - licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo geral promover uma discussão sobre as potencialidades e usos profissionais do instrumento teclado para que seja considerado um instrumento musical com seu lugar próprio como “instrumento-fim” e não “instrumento-meio” (lugar em que comumente é tratado como um piano mais precário ou um mero facilitador da musicalização). Como objetivos específicos pretende: descrever brevemente a história da música eletrônica; apresentar as características básicas do instrumento teclado; apresentar a problemática e discutir acerca do teclado eletrônico não ser considerado um instrumento de fato e sobre a falta de material didático. A metodologia escolhida foi a de levantamento bibliográfico sobre o ensino/aprendizagem desse instrumento. Nesse sentido, foi feita uma pesquisa bibliográfica em duas revistas de música de alto impacto no cenário musical nacional (ABEM e OPUS (ANPPOM). Finalizo este trabalho com uma discussão dialogal acerca dos resultados encontrados no mapeamento bibliográfico.pt_BR
dc.format.extent38f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeclado eletrônicopt_BR
dc.subjectTecladopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumento Musicalpt_BR
dc.titleO ensino de teclado como um instrumento singular : discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de músicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9958194556248885pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to promote a discussion about the potentialities and professional uses of the keyboard instrument so that it can be considered a musical instrument with its own place as an "end-instrument" and not as an "instrument-mean" (a place in which it is commonly treated as a more precarious piano or a mere facilitator of musicalization). The specific objectives are: to describe briefly the history of electronic music; to present the basic characteristics of the keyboard instrument; to present the problem and discuss about the electronic keyboard not being considered an instrument in fact and about the lack of didactic material. The methodology chosen was a bibliographic survey about the teaching/learning of this instrument. In this sense, a bibliographical research was done in two music magazines of high impact in the national musical scenario (ABEM and OPUS (ANPPOM). I end this work with a dialogical discussion about the results found in the bibliographic mapping.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Música - Instrumento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo Andrade Maciel.pdf973,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons