Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572

Share on

Title: O ensino de teclado como um instrumento singular : discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de música
Authors: MACIEL, Gustavo Andrade
Keywords: Teclado eletrônico; Teclado; Ensino; Aprendizagem; Instrumento Musical
Issue Date: 1-Dec-2022
Citation: MACIEL, Gustavo Andrade.O ensino de teclado como um instrumento singular : Discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de música.2022. rabalho de Conclusão de Curso (Música - licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral promover uma discussão sobre as potencialidades e usos profissionais do instrumento teclado para que seja considerado um instrumento musical com seu lugar próprio como “instrumento-fim” e não “instrumento-meio” (lugar em que comumente é tratado como um piano mais precário ou um mero facilitador da musicalização). Como objetivos específicos pretende: descrever brevemente a história da música eletrônica; apresentar as características básicas do instrumento teclado; apresentar a problemática e discutir acerca do teclado eletrônico não ser considerado um instrumento de fato e sobre a falta de material didático. A metodologia escolhida foi a de levantamento bibliográfico sobre o ensino/aprendizagem desse instrumento. Nesse sentido, foi feita uma pesquisa bibliográfica em duas revistas de música de alto impacto no cenário musical nacional (ABEM e OPUS (ANPPOM). Finalizo este trabalho com uma discussão dialogal acerca dos resultados encontrados no mapeamento bibliográfico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572
Appears in Collections:(TCC) - Música - Instrumento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Gustavo Andrade Maciel.pdf973,81 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons