Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572

Compartilhe esta página

Título: O ensino de teclado como um instrumento singular : discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de música
Autor(es): MACIEL, Gustavo Andrade
Palavras-chave: Teclado eletrônico; Teclado; Ensino; Aprendizagem; Instrumento Musical
Data do documento: 1-Dez-2022
Citação: MACIEL, Gustavo Andrade.O ensino de teclado como um instrumento singular : Discussões a partir de um relato de experiência e de um levantamento bibliográfico em duas revistas de música.2022. rabalho de Conclusão de Curso (Música - licenciatura) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo geral promover uma discussão sobre as potencialidades e usos profissionais do instrumento teclado para que seja considerado um instrumento musical com seu lugar próprio como “instrumento-fim” e não “instrumento-meio” (lugar em que comumente é tratado como um piano mais precário ou um mero facilitador da musicalização). Como objetivos específicos pretende: descrever brevemente a história da música eletrônica; apresentar as características básicas do instrumento teclado; apresentar a problemática e discutir acerca do teclado eletrônico não ser considerado um instrumento de fato e sobre a falta de material didático. A metodologia escolhida foi a de levantamento bibliográfico sobre o ensino/aprendizagem desse instrumento. Nesse sentido, foi feita uma pesquisa bibliográfica em duas revistas de música de alto impacto no cenário musical nacional (ABEM e OPUS (ANPPOM). Finalizo este trabalho com uma discussão dialogal acerca dos resultados encontrados no mapeamento bibliográfico.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48572
Aparece nas coleções:(TCC) - Música - Instrumento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Gustavo Andrade Maciel.pdf973,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons