Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026

Comparte esta pagina

Título : O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel
Autor : SILVA, Leonardo Gomes da
Palabras clave : Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Cidadania; Estado; Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Fecha de publicación : 8-mar-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Leonardo Gomes da. O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Esta dissertação é resultado da pesquisa sobre o conceito de Bildung (formação educacional) em Hegel. Nesse conceito, encontramos respostas sobre os papéis e responsabilidades da família, da escola, do professor e do Estado na educação do indivíduo para formá-lo um cidadão. Da mesma forma, a dimensão social da educação com a moralidade e a eticidade, pontos fundamentais para vida em coletivo. Na intervenção, também parte integrante do corpo da pesquisa, foram trabalhados a importância do ensino de Filosofia em Hegel, como uma das partes essenciais na formação do estudante; os fundamentos do plano de aula; o uso de histórias em quadrinhos como material didático-pedagógico. A aula de intervenção foi realizada na Escola Estadual Batista Acioly, no município de Maragogi – AL, de acordo com as legislações educacionais estaduais e federais. Nela foi explorado o tema Alienação em Hegel e Platão, com objetivos que contribuíram para a reflexão e compreensão do aluno sobre os problemas atuais no campo da política, das redes sociais e da televisão e, além disso, a busca de possíveis soluções para os mesmos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leonardo Gomes da Silva.pdf781,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons