Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026
Compartilhe esta página
Título: | O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel |
Autor(es): | SILVA, Leonardo Gomes da |
Palavras-chave: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Cidadania; Estado; Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 |
Data do documento: | 8-Mar-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Leonardo Gomes da. O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esta dissertação é resultado da pesquisa sobre o conceito de Bildung (formação educacional) em Hegel. Nesse conceito, encontramos respostas sobre os papéis e responsabilidades da família, da escola, do professor e do Estado na educação do indivíduo para formá-lo um cidadão. Da mesma forma, a dimensão social da educação com a moralidade e a eticidade, pontos fundamentais para vida em coletivo. Na intervenção, também parte integrante do corpo da pesquisa, foram trabalhados a importância do ensino de Filosofia em Hegel, como uma das partes essenciais na formação do estudante; os fundamentos do plano de aula; o uso de histórias em quadrinhos como material didático-pedagógico. A aula de intervenção foi realizada na Escola Estadual Batista Acioly, no município de Maragogi – AL, de acordo com as legislações educacionais estaduais e federais. Nela foi explorado o tema Alienação em Hegel e Platão, com objetivos que contribuíram para a reflexão e compreensão do aluno sobre os problemas atuais no campo da política, das redes sociais e da televisão e, além disso, a busca de possíveis soluções para os mesmos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leonardo Gomes da Silva.pdf | 781,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons