Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026

Share on

Title: O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel
Authors: SILVA, Leonardo Gomes da
Keywords: Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Cidadania; Estado; Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831
Issue Date: 8-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Leonardo Gomes da. O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação é resultado da pesquisa sobre o conceito de Bildung (formação educacional) em Hegel. Nesse conceito, encontramos respostas sobre os papéis e responsabilidades da família, da escola, do professor e do Estado na educação do indivíduo para formá-lo um cidadão. Da mesma forma, a dimensão social da educação com a moralidade e a eticidade, pontos fundamentais para vida em coletivo. Na intervenção, também parte integrante do corpo da pesquisa, foram trabalhados a importância do ensino de Filosofia em Hegel, como uma das partes essenciais na formação do estudante; os fundamentos do plano de aula; o uso de histórias em quadrinhos como material didático-pedagógico. A aula de intervenção foi realizada na Escola Estadual Batista Acioly, no município de Maragogi – AL, de acordo com as legislações educacionais estaduais e federais. Nela foi explorado o tema Alienação em Hegel e Platão, com objetivos que contribuíram para a reflexão e compreensão do aluno sobre os problemas atuais no campo da política, das redes sociais e da televisão e, além disso, a busca de possíveis soluções para os mesmos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Leonardo Gomes da Silva.pdf781,14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons