Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026
Share on
Title: | O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel |
Authors: | SILVA, Leonardo Gomes da |
Keywords: | Filosofia; Filosofia – Estudo e ensino; Educação; Cidadania; Estado; Hegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831 |
Issue Date: | 8-Mar-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | SILVA, Leonardo Gomes da. O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Esta dissertação é resultado da pesquisa sobre o conceito de Bildung (formação educacional) em Hegel. Nesse conceito, encontramos respostas sobre os papéis e responsabilidades da família, da escola, do professor e do Estado na educação do indivíduo para formá-lo um cidadão. Da mesma forma, a dimensão social da educação com a moralidade e a eticidade, pontos fundamentais para vida em coletivo. Na intervenção, também parte integrante do corpo da pesquisa, foram trabalhados a importância do ensino de Filosofia em Hegel, como uma das partes essenciais na formação do estudante; os fundamentos do plano de aula; o uso de histórias em quadrinhos como material didático-pedagógico. A aula de intervenção foi realizada na Escola Estadual Batista Acioly, no município de Maragogi – AL, de acordo com as legislações educacionais estaduais e federais. Nela foi explorado o tema Alienação em Hegel e Platão, com objetivos que contribuíram para a reflexão e compreensão do aluno sobre os problemas atuais no campo da política, das redes sociais e da televisão e, além disso, a busca de possíveis soluções para os mesmos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Leonardo Gomes da Silva.pdf | 781,14 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License