Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMORAES, Alfredo de Oliveira-
dc.contributor.authorSILVA, Leonardo Gomes da-
dc.date.accessioned2022-11-30T12:12:12Z-
dc.date.available2022-11-30T12:12:12Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Gomes da. O conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegel. 2021. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48026-
dc.description.abstractEsta dissertação é resultado da pesquisa sobre o conceito de Bildung (formação educacional) em Hegel. Nesse conceito, encontramos respostas sobre os papéis e responsabilidades da família, da escola, do professor e do Estado na educação do indivíduo para formá-lo um cidadão. Da mesma forma, a dimensão social da educação com a moralidade e a eticidade, pontos fundamentais para vida em coletivo. Na intervenção, também parte integrante do corpo da pesquisa, foram trabalhados a importância do ensino de Filosofia em Hegel, como uma das partes essenciais na formação do estudante; os fundamentos do plano de aula; o uso de histórias em quadrinhos como material didático-pedagógico. A aula de intervenção foi realizada na Escola Estadual Batista Acioly, no município de Maragogi – AL, de acordo com as legislações educacionais estaduais e federais. Nela foi explorado o tema Alienação em Hegel e Platão, com objetivos que contribuíram para a reflexão e compreensão do aluno sobre os problemas atuais no campo da política, das redes sociais e da televisão e, além disso, a busca de possíveis soluções para os mesmos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEstadopt_BR
dc.subjectHegel, Georg Wilhelm Friedrich, 1770-1831pt_BR
dc.titleO conceito de bildung nos escritos pedagógicos de Hegelpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2264404301717658pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0982845170459372pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation is the result of research on the concept of Bildung (educational formation) in Hegel. In this concept, we find answers about the roles and responsibilities of the family, the school, the teacher and the State in the education of the individual to make him a citizen. Likewise, the social dimension of education with morality and ethics, fundamental points for collective life. In the intervention, which is also an integral part of the body of the research, the importance of teaching Philosophy in Hegel was worked on, as one of the essential parts in the education of the student; the fundamentals of the lesson plan; the use of comic books as didactic-pedagogical material. The intervention class was held at Escola Estadual Batista Acioly, in the municipality of Maragogi - AL, according to state and federal educational legislation. It explored the theme Alienation in Hegel and Plato, with objectives that contributed to the student's reflection and understanding of current problems in the field of politics, social networks and television and, in addition, the search for possible solutions to them.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leonardo Gomes da Silva.pdf781,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons