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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768
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Título: | Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos |
Autor(es): | Santos Ramos Do Nascimento, Alásia |
Palavras-chave: | Teoria Educacional; Filosofia da Existência; Educação Escolar |
Data do documento: | 2003 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Santos Ramos Do Nascimento, Alásia; Rörh, Ferndinand. Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo investigar como os elementos da Teoria Educacional podem ser re-apresentados a partir de uma produção cinematográfica envolvendo a Educação Escolar. No filme Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, de Peter Weil, 1989) encontra-se um espaço discursivo que re-apresenta uma Teoria Educacional, analisada à luz dos pressupostos da Filosofia da Existência, baseada no pensamento de Otto Friederich Bollnow. Neste sentido, a análise deste filme contribui para ampliação da Teoria Pedagógica e de seu espaço discursivo, a partir do estudo das formas instáveis na Pedagogia, enunciadas por Bollnow (1971) e encontradas nas situações pedagógicas ocorridas neste filme |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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