Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768
Title: Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos
Authors: Santos Ramos Do Nascimento, Alásia
Keywords: Teoria Educacional; Filosofia da Existência; Educação Escolar
Issue Date: 2003
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Santos Ramos Do Nascimento, Alásia; Rörh, Ferndinand. Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar como os elementos da Teoria Educacional podem ser re-apresentados a partir de uma produção cinematográfica envolvendo a Educação Escolar. No filme Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, de Peter Weil, 1989) encontra-se um espaço discursivo que re-apresenta uma Teoria Educacional, analisada à luz dos pressupostos da Filosofia da Existência, baseada no pensamento de Otto Friederich Bollnow. Neste sentido, a análise deste filme contribui para ampliação da Teoria Pedagógica e de seu espaço discursivo, a partir do estudo das formas instáveis na Pedagogia, enunciadas por Bollnow (1971) e encontradas nas situações pedagógicas ocorridas neste filme
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5888_1.pdf850.36 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.