Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768
Título: Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos
Autor(es): Santos Ramos Do Nascimento, Alásia
Palavras-chave: Teoria Educacional;Filosofia da Existência;Educação Escolar
Data do documento: 2003
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Santos Ramos Do Nascimento, Alásia; Rörh, Ferndinand. Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar como os elementos da Teoria Educacional podem ser re-apresentados a partir de uma produção cinematográfica envolvendo a Educação Escolar. No filme Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, de Peter Weil, 1989) encontra-se um espaço discursivo que re-apresenta uma Teoria Educacional, analisada à luz dos pressupostos da Filosofia da Existência, baseada no pensamento de Otto Friederich Bollnow. Neste sentido, a análise deste filme contribui para ampliação da Teoria Pedagógica e de seu espaço discursivo, a partir do estudo das formas instáveis na Pedagogia, enunciadas por Bollnow (1971) e encontradas nas situações pedagógicas ocorridas neste filme
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5888_1.pdf850,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.