Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768

Comparte esta pagina

Título : Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos
Autor : Santos Ramos Do Nascimento, Alásia
Palabras clave : Teoria Educacional; Filosofia da Existência; Educação Escolar
Fecha de publicación : 2003
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : Santos Ramos Do Nascimento, Alásia; Rörh, Ferndinand. Educação e Carpe Diem: reflexões sobre a teoria pedagógica no filme Sociedade dos Poetas Mortos. 2003. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo investigar como os elementos da Teoria Educacional podem ser re-apresentados a partir de uma produção cinematográfica envolvendo a Educação Escolar. No filme Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society, de Peter Weil, 1989) encontra-se um espaço discursivo que re-apresenta uma Teoria Educacional, analisada à luz dos pressupostos da Filosofia da Existência, baseada no pensamento de Otto Friederich Bollnow. Neste sentido, a análise deste filme contribui para ampliação da Teoria Pedagógica e de seu espaço discursivo, a partir do estudo das formas instáveis na Pedagogia, enunciadas por Bollnow (1971) e encontradas nas situações pedagógicas ocorridas neste filme
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4768
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
arquivo5888_1.pdf850,36 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons