Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47388

Share on

Title: Brincando com as organelas : construção e aplicação de uma sequência didática envolvendo jogo de tabuleiro para o ensino de biologia
Authors: SANTOS, Maria Santa Simplício da Silva
Keywords: Biologia celular; Ensino investigativo; Jogos didáticos
Issue Date: 22-Jul-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SANTOS, Maria Santa Simplício da Silva. Brincando com as organelas: construção e aplicação de uma sequência didática envolvendo jogo de tabuleiro para o ensino de biologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: Sequências Didáticas (SDs) facilitam o trabalho docente auxiliando estudantes a aprenderem o que está sendo construído e ressignificado. O lúdico é uma opção para motivá-los à sede de aprender, já que a escola acaba sendo difundida entre adolescentes, como monótona e cansativa. O estudo das estruturas celulares é um tema no qual se pode trabalhar tais atividades, visto que é considerado abstrato e complexo. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo geral construir uma Sequência Didática e analisar sua contribuição para a aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o conteúdo de Biologia Celular mediante o uso de jogos de tabuleiro “Brincando com as organelas”. Foram aplicadas atividades investigativas numa SD com uso de plataformas digitais para construção e aplicação de jogos de tabuleiro pelos estudantes com o tema proposto. Para coleta de dados foi utilizado um diário de campo e a análise da SD foi realizada através da análise qualitativa de discurso do sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre. Os resultados demonstraram que a SD foi satisfatória, contribuindo para os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais no processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos, visto que em todos os critérios analisados os níveis oscilaram entre “bom” e “excelente”. Com isso, espera-se que esse trabalho contribua para o ensino-aprendizagem de Biologia Celular no Ensino médio e que incentive mais pesquisas voltadas para o uso de jogos em SDs com abordagem investigativa na área.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47388
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Maria Santa Simplício da Silva Santos.pdf6,97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons