Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47388

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Erika Maria Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Maria Santa Simplício da Silva-
dc.date.accessioned2022-11-08T16:27:22Z-
dc.date.available2022-11-08T16:27:22Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Santa Simplício da Silva. Brincando com as organelas: construção e aplicação de uma sequência didática envolvendo jogo de tabuleiro para o ensino de biologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47388-
dc.description.abstractSequências Didáticas (SDs) facilitam o trabalho docente auxiliando estudantes a aprenderem o que está sendo construído e ressignificado. O lúdico é uma opção para motivá-los à sede de aprender, já que a escola acaba sendo difundida entre adolescentes, como monótona e cansativa. O estudo das estruturas celulares é um tema no qual se pode trabalhar tais atividades, visto que é considerado abstrato e complexo. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo geral construir uma Sequência Didática e analisar sua contribuição para a aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o conteúdo de Biologia Celular mediante o uso de jogos de tabuleiro “Brincando com as organelas”. Foram aplicadas atividades investigativas numa SD com uso de plataformas digitais para construção e aplicação de jogos de tabuleiro pelos estudantes com o tema proposto. Para coleta de dados foi utilizado um diário de campo e a análise da SD foi realizada através da análise qualitativa de discurso do sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre. Os resultados demonstraram que a SD foi satisfatória, contribuindo para os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais no processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos, visto que em todos os critérios analisados os níveis oscilaram entre “bom” e “excelente”. Com isso, espera-se que esse trabalho contribua para o ensino-aprendizagem de Biologia Celular no Ensino médio e que incentive mais pesquisas voltadas para o uso de jogos em SDs com abordagem investigativa na área.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia celularpt_BR
dc.subjectEnsino investigativopt_BR
dc.subjectJogos didáticospt_BR
dc.titleBrincando com as organelas : construção e aplicação de uma sequência didática envolvendo jogo de tabuleiro para o ensino de biologiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1960645499370205pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6558845922911768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxDidactic Sequences (SDs) facilitate the teaching work helping students to learn what is being built and given new meaning. The ludic is an option to motivate them to the thirst to learn, since the school ends up being spread among teenagers, as monotonous and tiring. The study of cellular structures is a topic on which such activities can be worked, since it is considered abstract and complex. Thus, this work had the general objective of building a Didactic Sequence and analyzing its contribution to the learning of high school students about the content of Cell Biology through the use of board games "Playing with the organelles". Investigative activities were applied in a SD with the use of digital platforms for the construction and application of board games by students with the proposed theme. A field diary was used for data collection and the DS analysis was performed through the qualitative analysis of collective subject discourse by Lefevre and Lefevre. The results showed that the SD was satisfactory, contributing to the conceptual, attitudinal and procedural aspects in the teaching-learning process of those involved, since in all the analyzed criteria the levels oscillated between “good” and “excellent”. With this, it is expected that this work will contribute to the teaching and learning of Cell Biology in High School and that it will encourage more research focused on the use of games in SDs with an investigative approach in the area.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Santa Simplício da Silva Santos.pdf6,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons