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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47388
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Título: | Brincando com as organelas : construção e aplicação de uma sequência didática envolvendo jogo de tabuleiro para o ensino de biologia |
Autor(es): | SANTOS, Maria Santa Simplício da Silva |
Palavras-chave: | Biologia celular; Ensino investigativo; Jogos didáticos |
Data do documento: | 22-Jul-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SANTOS, Maria Santa Simplício da Silva. Brincando com as organelas: construção e aplicação de uma sequência didática envolvendo jogo de tabuleiro para o ensino de biologia. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia em rede Nacional) – Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Sequências Didáticas (SDs) facilitam o trabalho docente auxiliando estudantes a aprenderem o que está sendo construído e ressignificado. O lúdico é uma opção para motivá-los à sede de aprender, já que a escola acaba sendo difundida entre adolescentes, como monótona e cansativa. O estudo das estruturas celulares é um tema no qual se pode trabalhar tais atividades, visto que é considerado abstrato e complexo. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo geral construir uma Sequência Didática e analisar sua contribuição para a aprendizagem de estudantes do ensino médio sobre o conteúdo de Biologia Celular mediante o uso de jogos de tabuleiro “Brincando com as organelas”. Foram aplicadas atividades investigativas numa SD com uso de plataformas digitais para construção e aplicação de jogos de tabuleiro pelos estudantes com o tema proposto. Para coleta de dados foi utilizado um diário de campo e a análise da SD foi realizada através da análise qualitativa de discurso do sujeito coletivo de Lefevre e Lefevre. Os resultados demonstraram que a SD foi satisfatória, contribuindo para os aspectos conceituais, atitudinais e procedimentais no processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos, visto que em todos os critérios analisados os níveis oscilaram entre “bom” e “excelente”. Com isso, espera-se que esse trabalho contribua para o ensino-aprendizagem de Biologia Celular no Ensino médio e que incentive mais pesquisas voltadas para o uso de jogos em SDs com abordagem investigativa na área. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47388 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
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