Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047
Compartilhe esta página
Título: | Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo. |
Autor(es): | SILVA, Rimerson Arnaldo da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Ângulo |
Data do documento: | 6-Dez-2017 |
Citação: | SILVA, Rimerson Arnaldo da. Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa buscou investigar as relações pessoais dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em relação à noção de ângulo. Para suporte teórico a esta pesquisa foi adotada a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, acrescido de trabalhos que buscam traçar o cenário de pesquisa, e propostas, sobre o ensino e aprendizagem da noção de ângulo. Buscamos caracterizar as relações pessoais por meio da análise e apresentação dos ostensivos e não ostensivos evocados pelos estudantes em um questionário aplicado. Por fim, concluiu-se que há um excesso de informalidade em muitas definições apresentadas pelos estudantes que podem gerar má interpretação em relação a este objeto de estudo e, também, percebemos que a maior parte dos estudantes detêm familiaridade com o conteúdo de ângulo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rimerson Arnaldo da.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons