Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047
Share on
Title: | Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo. |
Authors: | SILVA, Rimerson Arnaldo da |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Ângulo |
Issue Date: | 6-Dec-2017 |
Citation: | SILVA, Rimerson Arnaldo da. Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017. |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa buscou investigar as relações pessoais dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em relação à noção de ângulo. Para suporte teórico a esta pesquisa foi adotada a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, acrescido de trabalhos que buscam traçar o cenário de pesquisa, e propostas, sobre o ensino e aprendizagem da noção de ângulo. Buscamos caracterizar as relações pessoais por meio da análise e apresentação dos ostensivos e não ostensivos evocados pelos estudantes em um questionário aplicado. Por fim, concluiu-se que há um excesso de informalidade em muitas definições apresentadas pelos estudantes que podem gerar má interpretação em relação a este objeto de estudo e, também, percebemos que a maior parte dos estudantes detêm familiaridade com o conteúdo de ângulo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Rimerson Arnaldo da.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License