Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047

Share on

Title: Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo.
Authors: SILVA, Rimerson Arnaldo da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Ângulo
Issue Date: 6-Dec-2017
Citation: SILVA, Rimerson Arnaldo da. Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Este trabalho de pesquisa buscou investigar as relações pessoais dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em relação à noção de ângulo. Para suporte teórico a esta pesquisa foi adotada a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, acrescido de trabalhos que buscam traçar o cenário de pesquisa, e propostas, sobre o ensino e aprendizagem da noção de ângulo. Buscamos caracterizar as relações pessoais por meio da análise e apresentação dos ostensivos e não ostensivos evocados pelos estudantes em um questionário aplicado. Por fim, concluiu-se que há um excesso de informalidade em muitas definições apresentadas pelos estudantes que podem gerar má interpretação em relação a este objeto de estudo e, também, percebemos que a maior parte dos estudantes detêm familiaridade com o conteúdo de ângulo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Rimerson Arnaldo da.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons