Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047

Compartilhe esta página

Título: Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo.
Autor(es): SILVA, Rimerson Arnaldo da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Ângulo
Data do documento: 6-Dez-2017
Citação: SILVA, Rimerson Arnaldo da. Um estudo sobre as relações pessoais de licenciandos em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste sobre a noção de ângulo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Abstract: Este trabalho de pesquisa buscou investigar as relações pessoais dos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco em relação à noção de ângulo. Para suporte teórico a esta pesquisa foi adotada a Teoria Antropológica do Didático (TAD) de Yves Chevallard, acrescido de trabalhos que buscam traçar o cenário de pesquisa, e propostas, sobre o ensino e aprendizagem da noção de ângulo. Buscamos caracterizar as relações pessoais por meio da análise e apresentação dos ostensivos e não ostensivos evocados pelos estudantes em um questionário aplicado. Por fim, concluiu-se que há um excesso de informalidade em muitas definições apresentadas pelos estudantes que podem gerar má interpretação em relação a este objeto de estudo e, também, percebemos que a maior parte dos estudantes detêm familiaridade com o conteúdo de ângulo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45047
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Rimerson Arnaldo da.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons