Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43936

Compartilhe esta página

Título: Utilização de modelos didáticos adaptados para alunos com deficiência visual: levantamento de estudos realizados no ensino de Ciências
Autor(es): SILVA, Clarice dos Santos Pereira da
Palavras-chave: Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Educação de pessoas com deficiência visual
Data do documento: 20-Dez-2021
Abstract: Os modelos didáticos adaptados podem ser alternativa no ensino das Ciências e da Biologia para uma prática inclusiva voltada ao aluno com deficiência visual. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o ensino-aprendizagem no campo das Ciências Biológicas com o objetivo de analisar a utilização dos modelos didáticos aplicados a alunos com deficiência visual na Educação Básica. E para isto se utilizou como método a revisão integrativa da literatura com coleta de dados através de bases de dados eletrônicas e seleção de dados por meio de critérios de inclusão e exclusão, sendo a análise, por síntese descritiva. A eficácia no ensino-aprendizagem através do uso dos modelos didáticos inclusivos, especialmente tridimensionais e táteis voltados ao ensino das Ciências Biológicas voltados aos alunos com deficiência visual no ambiente escolar, chega a atingir a totalidade na aprendizagem. Podendo-se concluir que mesmo que a literatura científica tenha escassez sobre a temática, os modelos didáticos adaptados são considerados eficazes para a aprendizagem e outros fatores relacionados. Nos leva a acreditar que quanto mais adaptações os professores utilizarem em suas aulas mais aprendizagens serão proporcionadas aos alunos com deficiência visual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43936
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Clarice dos Santos Pereira da.pdf877,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons