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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43936

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Title: Utilização de modelos didáticos adaptados para alunos com deficiência visual: levantamento de estudos realizados no ensino de Ciências
Authors: SILVA, Clarice dos Santos Pereira da
Keywords: Biologia - estudo e ensino; Ensino de ciências; Educação de pessoas com deficiência visual
Issue Date: 20-Dec-2021
Abstract: Os modelos didáticos adaptados podem ser alternativa no ensino das Ciências e da Biologia para uma prática inclusiva voltada ao aluno com deficiência visual. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o ensino-aprendizagem no campo das Ciências Biológicas com o objetivo de analisar a utilização dos modelos didáticos aplicados a alunos com deficiência visual na Educação Básica. E para isto se utilizou como método a revisão integrativa da literatura com coleta de dados através de bases de dados eletrônicas e seleção de dados por meio de critérios de inclusão e exclusão, sendo a análise, por síntese descritiva. A eficácia no ensino-aprendizagem através do uso dos modelos didáticos inclusivos, especialmente tridimensionais e táteis voltados ao ensino das Ciências Biológicas voltados aos alunos com deficiência visual no ambiente escolar, chega a atingir a totalidade na aprendizagem. Podendo-se concluir que mesmo que a literatura científica tenha escassez sobre a temática, os modelos didáticos adaptados são considerados eficazes para a aprendizagem e outros fatores relacionados. Nos leva a acreditar que quanto mais adaptações os professores utilizarem em suas aulas mais aprendizagens serão proporcionadas aos alunos com deficiência visual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43936
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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