Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43936

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Maria Zélia de-
dc.contributor.authorSILVA, Clarice dos Santos Pereira da-
dc.date.accessioned2022-04-13T18:54:56Z-
dc.date.available2022-04-13T18:54:56Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43936-
dc.description.abstractOs modelos didáticos adaptados podem ser alternativa no ensino das Ciências e da Biologia para uma prática inclusiva voltada ao aluno com deficiência visual. Desta forma, esta pesquisa tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o ensino-aprendizagem no campo das Ciências Biológicas com o objetivo de analisar a utilização dos modelos didáticos aplicados a alunos com deficiência visual na Educação Básica. E para isto se utilizou como método a revisão integrativa da literatura com coleta de dados através de bases de dados eletrônicas e seleção de dados por meio de critérios de inclusão e exclusão, sendo a análise, por síntese descritiva. A eficácia no ensino-aprendizagem através do uso dos modelos didáticos inclusivos, especialmente tridimensionais e táteis voltados ao ensino das Ciências Biológicas voltados aos alunos com deficiência visual no ambiente escolar, chega a atingir a totalidade na aprendizagem. Podendo-se concluir que mesmo que a literatura científica tenha escassez sobre a temática, os modelos didáticos adaptados são considerados eficazes para a aprendizagem e outros fatores relacionados. Nos leva a acreditar que quanto mais adaptações os professores utilizarem em suas aulas mais aprendizagens serão proporcionadas aos alunos com deficiência visual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEducação de pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.titleUtilização de modelos didáticos adaptados para alunos com deficiência visual: levantamento de estudos realizados no ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8308573861640975pt_BR
dc.description.abstractxAdapted didactic models can be an alternative in the teaching of science and biology for the visually impaired. Thus, this research aims to carry out a literature review on the teaching and learning of science and biology aimed at the use of didactic models applied to students with visual impairment in basic education. And for this, the integrative literature review was used as a method, with data collection through electronic databases and data selection through inclusion and exclusion criteria, with analysis by descriptive synthesis. Where the findings of the sample articles show 100% effectiveness in teaching-learning through the use of inclusive didactic models, especially three-dimensional and tactile in teaching science and biology to the visually impaired in the school environment. It can be concluded that even though the scientific literature is scarce on the subject, didactic models are considered effective for learning and other factors for the visually impaired.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Clarice dos Santos Pereira da.pdf877,77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons