Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43899

Share on

Title: O jogo de xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física
Authors: SOUSA, Eduardo Ferreira de
Keywords: Xadrez; Educação física para crianças; Ferramenta pedagógica
Issue Date: 23-Jul-2021
Abstract: Este trabalho teve como objetivo geral analisar as principais discussões sobre a utilização do jogo de xadrez e suas formas de ensino nas aulas de Educação Física. Por meio de uma revisão da literatura, foram analisados artigos, teses, livros, monografias e materiais de internet que se aproximaram do objeto de estudo. Os materiais foram recolhidos nas bases de dados do Google acadêmico, Scielo e no portal de periódicos da CAPES. Concluímos que o jogo de xadrez possui caráter multidisciplinar, capaz de se relacionar com outros campos do conhecimento. Pode também ser ensinado a qualquer aluno, independentemente de sua condição socioeconômica. Destaca-se também, por potencializar funções cognitivas dos alunos, como atenção e raciocínio lógico. É considerada uma excelente ferramenta pedagógica que pode ser utilizada nas aulas de Educação Física visando substituir os esportes coletivos tão desejados pelos alunos nas aulas. Além disso, pode-se por meio de seu ensino, trabalhar temas transversais como racismo, machismo, discriminação tão presentes na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43899
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sousa, Eduardo Ferreira de.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons