Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43899

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSOUSA, Eduardo Ferreira de-
dc.date.accessioned2022-04-12T22:13:43Z-
dc.date.available2022-04-12T22:13:43Z-
dc.date.issued2021-07-23-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43899-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral analisar as principais discussões sobre a utilização do jogo de xadrez e suas formas de ensino nas aulas de Educação Física. Por meio de uma revisão da literatura, foram analisados artigos, teses, livros, monografias e materiais de internet que se aproximaram do objeto de estudo. Os materiais foram recolhidos nas bases de dados do Google acadêmico, Scielo e no portal de periódicos da CAPES. Concluímos que o jogo de xadrez possui caráter multidisciplinar, capaz de se relacionar com outros campos do conhecimento. Pode também ser ensinado a qualquer aluno, independentemente de sua condição socioeconômica. Destaca-se também, por potencializar funções cognitivas dos alunos, como atenção e raciocínio lógico. É considerada uma excelente ferramenta pedagógica que pode ser utilizada nas aulas de Educação Física visando substituir os esportes coletivos tão desejados pelos alunos nas aulas. Além disso, pode-se por meio de seu ensino, trabalhar temas transversais como racismo, machismo, discriminação tão presentes na sociedade.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.titleO jogo de xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de educação físicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9094408805066955pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1522788697371835pt_BR
dc.description.abstractxThis work had as general objective to analyze the main discussions about the use of the chess game and its ways of teaching in Physical Education classes. Through a literature review, articles, theses, books, monographs and internet materials that approached the object of study were analyzed. The materials were collected from Google academic databases, Scielo and CAPES journal portal. We conclude that the chess game has a multidisciplinary character, capable of relating to other fields of knowledge. It can also be taught to any student, regardless of their socio-economic status. It also stands out for enhancing the students' cognitive functions, such as attention and logical reasoning. It is considered an excellent pedagogical tool that can be used in Physical Education classes in order to replace the team sports so desired by students in the classes. In addition, it is possible through its teaching, to work transversal themes such as racism, machismo, such discrimination present in society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Sousa, Eduardo Ferreira de.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons