Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43899
Compartilhe esta página
Título: | O jogo de xadrez como conteúdo pedagógico nas aulas de educação física |
Autor(es): | SOUSA, Eduardo Ferreira de |
Palavras-chave: | Xadrez; Educação física para crianças; Ferramenta pedagógica |
Data do documento: | 23-Jul-2021 |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo geral analisar as principais discussões sobre a utilização do jogo de xadrez e suas formas de ensino nas aulas de Educação Física. Por meio de uma revisão da literatura, foram analisados artigos, teses, livros, monografias e materiais de internet que se aproximaram do objeto de estudo. Os materiais foram recolhidos nas bases de dados do Google acadêmico, Scielo e no portal de periódicos da CAPES. Concluímos que o jogo de xadrez possui caráter multidisciplinar, capaz de se relacionar com outros campos do conhecimento. Pode também ser ensinado a qualquer aluno, independentemente de sua condição socioeconômica. Destaca-se também, por potencializar funções cognitivas dos alunos, como atenção e raciocínio lógico. É considerada uma excelente ferramenta pedagógica que pode ser utilizada nas aulas de Educação Física visando substituir os esportes coletivos tão desejados pelos alunos nas aulas. Além disso, pode-se por meio de seu ensino, trabalhar temas transversais como racismo, machismo, discriminação tão presentes na sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43899 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sousa, Eduardo Ferreira de.pdf | 1,01 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons