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Título : Uma ponte entre o acesso e a diplomação : estudo de caso sobre o desempenho de beneficiários do Programa Bolsa Permanência
Autor : DUMKE, Sibele
Palabras clave : Ciência Política; PBP; Departamento de assistência e representação Estudantil; IFPE; Estudo de caso - Método
Fecha de publicación : 26-feb-2021
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : DUMKE, Sibele. Uma ponte entre o acesso e a diplomação: estudo de caso sobre o desempenho de beneficiários do Programa Bolsa Permanência. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Resumen : Este trabalho analisa o desempenho dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Permanência a partir de um estudo de caso no IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho. Para realização desta pesquisa, foram combinadas as abordagens quantitativa e qualitativa. Inicialmente, uma base de dados original foi confeccionada com informações obtidas a partir do sistema Q-Acadêmico, junto às inscrições contempladas dos editais do programa Bolsa Permanência, obtidos com o setor de Serviço Social do Campus. Depois, utilizou-se de estatística descritiva para analisar os dados relativos aos estudantes beneficiários em relação aos discentes não beneficiados pelo Programa. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de conhecer as percepções dos alunos beneficiários acerca da importância do Programa Bolsa Permanência e as percepções dos gestores sobre as dificuldades na implementação. Os resultados evidenciaram que os estudantes beneficiários exibem maiores taxas de diplomação e de rendimento acadêmico do que os discentes que não participam do Programa. A percepção dos beneficiários é que o Programa ajuda a suprir necessidades básicas para a permanência no curso: transporte, alimentação, compra de materiais. Na percepção dos gestores, a diminuição dos valores repassados pela União para a Assistência Estudantil, a recente informatização dos processos (o que gera um período de adaptação nos estudantes), o acompanhamento da frequência e rendimento dos beneficiários são as principais dificuldades na implementação do Programa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43790
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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