Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43790
Compartilhe esta página
Título: | Uma ponte entre o acesso e a diplomação : estudo de caso sobre o desempenho de beneficiários do Programa Bolsa Permanência |
Autor(es): | DUMKE, Sibele |
Palavras-chave: | Ciência Política; PBP; Departamento de assistência e representação Estudantil; IFPE; Estudo de caso - Método |
Data do documento: | 26-Fev-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | DUMKE, Sibele. Uma ponte entre o acesso e a diplomação: estudo de caso sobre o desempenho de beneficiários do Programa Bolsa Permanência. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este trabalho analisa o desempenho dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Permanência a partir de um estudo de caso no IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho. Para realização desta pesquisa, foram combinadas as abordagens quantitativa e qualitativa. Inicialmente, uma base de dados original foi confeccionada com informações obtidas a partir do sistema Q-Acadêmico, junto às inscrições contempladas dos editais do programa Bolsa Permanência, obtidos com o setor de Serviço Social do Campus. Depois, utilizou-se de estatística descritiva para analisar os dados relativos aos estudantes beneficiários em relação aos discentes não beneficiados pelo Programa. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de conhecer as percepções dos alunos beneficiários acerca da importância do Programa Bolsa Permanência e as percepções dos gestores sobre as dificuldades na implementação. Os resultados evidenciaram que os estudantes beneficiários exibem maiores taxas de diplomação e de rendimento acadêmico do que os discentes que não participam do Programa. A percepção dos beneficiários é que o Programa ajuda a suprir necessidades básicas para a permanência no curso: transporte, alimentação, compra de materiais. Na percepção dos gestores, a diminuição dos valores repassados pela União para a Assistência Estudantil, a recente informatização dos processos (o que gera um período de adaptação nos estudantes), o acompanhamento da frequência e rendimento dos beneficiários são as principais dificuldades na implementação do Programa. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43790 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Sibele Dumke.pdf | 814,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons