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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto-
dc.contributor.authorDUMKE, Sibele-
dc.date.accessioned2022-04-11T18:43:02Z-
dc.date.available2022-04-11T18:43:02Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationDUMKE, Sibele. Uma ponte entre o acesso e a diplomação: estudo de caso sobre o desempenho de beneficiários do Programa Bolsa Permanência. 2021. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43790-
dc.description.abstractEste trabalho analisa o desempenho dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Permanência a partir de um estudo de caso no IFPE – Campus Cabo de Santo Agostinho. Para realização desta pesquisa, foram combinadas as abordagens quantitativa e qualitativa. Inicialmente, uma base de dados original foi confeccionada com informações obtidas a partir do sistema Q-Acadêmico, junto às inscrições contempladas dos editais do programa Bolsa Permanência, obtidos com o setor de Serviço Social do Campus. Depois, utilizou-se de estatística descritiva para analisar os dados relativos aos estudantes beneficiários em relação aos discentes não beneficiados pelo Programa. De forma complementar, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com o objetivo de conhecer as percepções dos alunos beneficiários acerca da importância do Programa Bolsa Permanência e as percepções dos gestores sobre as dificuldades na implementação. Os resultados evidenciaram que os estudantes beneficiários exibem maiores taxas de diplomação e de rendimento acadêmico do que os discentes que não participam do Programa. A percepção dos beneficiários é que o Programa ajuda a suprir necessidades básicas para a permanência no curso: transporte, alimentação, compra de materiais. Na percepção dos gestores, a diminuição dos valores repassados pela União para a Assistência Estudantil, a recente informatização dos processos (o que gera um período de adaptação nos estudantes), o acompanhamento da frequência e rendimento dos beneficiários são as principais dificuldades na implementação do Programa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência Políticapt_BR
dc.subjectPBPpt_BR
dc.subjectDepartamento de assistência e representação Estudantilpt_BR
dc.subjectIFPEpt_BR
dc.subjectEstudo de caso - Métodopt_BR
dc.titleUma ponte entre o acesso e a diplomação : estudo de caso sobre o desempenho de beneficiários do Programa Bolsa Permanênciapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1532621452813188pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6683806605359913pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Politicas Publicaspt_BR
dc.description.abstractxThis work analyze the performance of the beneficiary students of the Bolsa Permanência Program from a case study at IFPE - Campus Cabo de Santo Agostinho. To carry out this research, the quantitative and qualitative approaches were combined. Initially, an original database was made with information obtained from the Q-Academic in conjunction with the enrollments contemplated in the announcements of the Bolsa Permanência program, obtained with the Social Service sector of the Campus. Then, descriptive statistics were used to analyze the data relating to the beneficiary students in relation to students not benefited by the Program. In a complementary way, semi-structured interviews were conducted with the objective of knowing the perceptions of the beneficiary students about the importance of the Bolsa Permanência Program and the perceptions of managers about the difficulties implementing the Program. The results showed that the beneficiary students exhibit higher rates of graduation and academic performance than students who do not participate in the Program. The beneficiaries' perception is that the Program helps to supply basic needs for staying on the course: transportation, food, purchase of materials. In the perception of managers, the reduction in the amount transferred by the Union for Student Assistance, the recent computerization of processes (which requires an adaptation period for students), monitoring the frequency and income of beneficiaries are the main difficulties in implementing the Program.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Políticas Públicas

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