Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43652
Comparte esta pagina
Título : | Média aritmética: investigando o uso de HQ com licenciandos em Matemática. |
Autor : | SILVA, Natielly Beatriz dos Santos |
Palabras clave : | Aritmética – Estudo e ensino; Histórias em quadrinhos; Ensino – Recursos didáticos; Matemática - Estudo e ensino |
Fecha de publicación : | 30-ago-2021 |
Citación : | SILVA, Natielly Beatriz dos Santos. Média aritmética: investigando o uso de HQ com licenciandos em Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | O presente estudo investigou o uso de história em quadrinhos para o ensino e aprendizagem de média aritmética com licenciandos em matemática. Para tanto, foi elaborada uma HQ com base nos estudos desenvolvidos sobre o campo conceitual de média aritmética. Participaram desta pesquisa 22 graduandos do curso de Licenciatura em matemática, oriundos de 5 instituições de ensino superior. A coleta dos dados da pesquisa se deu a partir de dois formulários disponibilizados durante uma oficina, intitulada "Vamos Vigorar na Estatística? Discussões a partir de uma HQ". Os participantes da oficina responderam individualmente aos formulários, sendo o primeiro composto por duas questões, com o objetivo de analisar a compreensão dos licenciandos sobre o conceito de média aritmética e o segundo formulário composto por cinco questões, com o objetivo de analisar o uso do recurso em estudo. A análise dos dados se deu por categorizações das respostas dos licenciandos. Os dados deste estudo demonstram que um número significativo utilizariam o recurso em estudo durante as suas aulas, destacando o seu uso para introduzir o conceito de média aritmética ou para formalizá-lo, além também de avaliar a possibilidade do seu uso dependendo da turma. Destacaram também ser imprescindível a ação do professor como mediador do conhecimento a partir da HQ e da possibilidade de se utilizar juntamente com outros recursos, como jogos, resolução de questões, recursos tecnológicos, livro didático, entre outros. Quanto à compreensão dos licenciandos do conceito de média aritmética, percebemos a necessidade de dar uma atenção maior às propriedades e significados, assim como de se trabalhar com situações diversas, pois muitos licenciandos focaram apenas no algoritmo de média aritmética e demonstraram ter pouco conhecimento de situações que envolvem o conceito de média aritmética. Diante disso, consideramos a HQ como possibilidade para ser usada na sala de aula, tendo em vista a necessidade de se dar maior atenção às propriedades e significados e que grande parte dos licenciandos gostaram do recurso, acharam atrativa e de fácil compreensão. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43652 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Natielly Beatriz dos Santos.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons