Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43652

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, José Ivanildo Felisberto de-
dc.contributor.authorSILVA, Natielly Beatriz dos Santos-
dc.date.accessioned2022-04-01T16:03:26Z-
dc.date.available2022-04-01T16:03:26Z-
dc.date.issued2021-08-30-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Natielly Beatriz dos Santos. Média aritmética: investigando o uso de HQ com licenciandos em Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43652-
dc.description.abstractO presente estudo investigou o uso de história em quadrinhos para o ensino e aprendizagem de média aritmética com licenciandos em matemática. Para tanto, foi elaborada uma HQ com base nos estudos desenvolvidos sobre o campo conceitual de média aritmética. Participaram desta pesquisa 22 graduandos do curso de Licenciatura em matemática, oriundos de 5 instituições de ensino superior. A coleta dos dados da pesquisa se deu a partir de dois formulários disponibilizados durante uma oficina, intitulada "Vamos Vigorar na Estatística? Discussões a partir de uma HQ". Os participantes da oficina responderam individualmente aos formulários, sendo o primeiro composto por duas questões, com o objetivo de analisar a compreensão dos licenciandos sobre o conceito de média aritmética e o segundo formulário composto por cinco questões, com o objetivo de analisar o uso do recurso em estudo. A análise dos dados se deu por categorizações das respostas dos licenciandos. Os dados deste estudo demonstram que um número significativo utilizariam o recurso em estudo durante as suas aulas, destacando o seu uso para introduzir o conceito de média aritmética ou para formalizá-lo, além também de avaliar a possibilidade do seu uso dependendo da turma. Destacaram também ser imprescindível a ação do professor como mediador do conhecimento a partir da HQ e da possibilidade de se utilizar juntamente com outros recursos, como jogos, resolução de questões, recursos tecnológicos, livro didático, entre outros. Quanto à compreensão dos licenciandos do conceito de média aritmética, percebemos a necessidade de dar uma atenção maior às propriedades e significados, assim como de se trabalhar com situações diversas, pois muitos licenciandos focaram apenas no algoritmo de média aritmética e demonstraram ter pouco conhecimento de situações que envolvem o conceito de média aritmética. Diante disso, consideramos a HQ como possibilidade para ser usada na sala de aula, tendo em vista a necessidade de se dar maior atenção às propriedades e significados e que grande parte dos licenciandos gostaram do recurso, acharam atrativa e de fácil compreensão.pt_BR
dc.format.extent92p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAritmética – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino – Recursos didáticospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleMédia aritmética: investigando o uso de HQ com licenciandos em Matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3852201734340011pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5068777580366565pt_BR
dc.description.abstractxThe present study investigated the use of comics in teaching and learning arithmetic mean with mathematics undergraduates. For this purpose, a comic was created based on the studies carried out about the conceptual field of the arithmetic mean. Twenty-two undergraduate mathematics students from five higher education institutions participated in this research. The research data was collected through two forms in a workshop entitled “Let’s be vigorous in Statistics? Discussions from a Comic". The workshop participants answered the forms individually, the first was composed of two questions aiming to analyze the undergraduates’ understanding of the arithmetic mean concept, and the second was composed of five questions aiming to analyze the use of comic. The data analysis was performed by categorizing the undergraduates’ answers which led to the conclusion that a significant number of students would use comic during their classes, to introduce or to formalize the concept of arithmetic mean, depending on the class. In addition to it, respondents emphasized that it is essential that the teacher acts as a knowledge mediator while using comic and that it is possible to use comic books with other resources, such as games, question-solving, technological resources, textbooks, among others. As for the undergraduates’ understanding of the arithmetic mean concept, this study noticed the need to pay greater attention to the properties and meanings as well as to working with different situations, as many undergraduates focused only on the arithmetic mean algorithm and showed little knowledge of situations that involve the concept of arithmetic mean. Therefore, comic become a useful tool to be used in the classroom, considering the need to give greater attention to the properties and meanings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Natielly Beatriz dos Santos.pdf3,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons