Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43652
Share on
Title: | Média aritmética: investigando o uso de HQ com licenciandos em Matemática. |
Authors: | SILVA, Natielly Beatriz dos Santos |
Keywords: | Aritmética – Estudo e ensino; Histórias em quadrinhos; Ensino – Recursos didáticos; Matemática - Estudo e ensino |
Issue Date: | 30-Aug-2021 |
Citation: | SILVA, Natielly Beatriz dos Santos. Média aritmética: investigando o uso de HQ com licenciandos em Matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O presente estudo investigou o uso de história em quadrinhos para o ensino e aprendizagem de média aritmética com licenciandos em matemática. Para tanto, foi elaborada uma HQ com base nos estudos desenvolvidos sobre o campo conceitual de média aritmética. Participaram desta pesquisa 22 graduandos do curso de Licenciatura em matemática, oriundos de 5 instituições de ensino superior. A coleta dos dados da pesquisa se deu a partir de dois formulários disponibilizados durante uma oficina, intitulada "Vamos Vigorar na Estatística? Discussões a partir de uma HQ". Os participantes da oficina responderam individualmente aos formulários, sendo o primeiro composto por duas questões, com o objetivo de analisar a compreensão dos licenciandos sobre o conceito de média aritmética e o segundo formulário composto por cinco questões, com o objetivo de analisar o uso do recurso em estudo. A análise dos dados se deu por categorizações das respostas dos licenciandos. Os dados deste estudo demonstram que um número significativo utilizariam o recurso em estudo durante as suas aulas, destacando o seu uso para introduzir o conceito de média aritmética ou para formalizá-lo, além também de avaliar a possibilidade do seu uso dependendo da turma. Destacaram também ser imprescindível a ação do professor como mediador do conhecimento a partir da HQ e da possibilidade de se utilizar juntamente com outros recursos, como jogos, resolução de questões, recursos tecnológicos, livro didático, entre outros. Quanto à compreensão dos licenciandos do conceito de média aritmética, percebemos a necessidade de dar uma atenção maior às propriedades e significados, assim como de se trabalhar com situações diversas, pois muitos licenciandos focaram apenas no algoritmo de média aritmética e demonstraram ter pouco conhecimento de situações que envolvem o conceito de média aritmética. Diante disso, consideramos a HQ como possibilidade para ser usada na sala de aula, tendo em vista a necessidade de se dar maior atenção às propriedades e significados e que grande parte dos licenciandos gostaram do recurso, acharam atrativa e de fácil compreensão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43652 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Natielly Beatriz dos Santos.pdf | 3,93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License