Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43636
Comparte esta pagina
Título : | O uso de materiais manipuláveis no ensino de geometria: as potencialidades do uso do Geoplano. |
Autor : | SILVA, César Menezes da |
Palabras clave : | Geometria - Estudo e ensino; Professores de matemática; Ensino - Meios auxiliares; Matemática - Conhecimentos e aprendizagem |
Fecha de publicación : | 3-sep-2021 |
Citación : | SILVA, César Menezes da. O uso de materiais manipuláveis no ensino de geometria: as potencialidades do uso do Geoplano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | O processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo analisar aspectos sobre as pesquisas que utilizam como recurso o Geoplano como sequência didática nas aulas de geometria em turmas do ensino fundamental e médio. Para isso, foi realizado uma busca na plataforma online do Google Acadêmico, onde foram analisados os artigos publicados entre 2016 e 2021, usando os indexadores “Geoplano”, “geometria” além de busca em livros de autores da área. Tratando-se de uma pesquisa de característica exploratória e qualitativa. Ao final, conclui-se que é preciso criar incentivos e cursos de capacitação para que os professores de Matemática estejam atualizados e tenham conhecimento de novas metodologias, e, também, adquiram o conhecimento necessário sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino de Geometria. Afinal, no ensino da Matemática ou da Geometria o professor que busca o uso dos materiais manipuláveis pode obter excelentes resultados de seus alunos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43636 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, César Menezes da.pdf | 547,65 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons