Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43636

Share on

Title: O uso de materiais manipuláveis no ensino de geometria: as potencialidades do uso do Geoplano.
Authors: SILVA, César Menezes da
Keywords: Geometria - Estudo e ensino; Professores de matemática; Ensino - Meios auxiliares; Matemática - Conhecimentos e aprendizagem
Issue Date: 3-Sep-2021
Citation: SILVA, César Menezes da. O uso de materiais manipuláveis no ensino de geometria: as potencialidades do uso do Geoplano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: O processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo analisar aspectos sobre as pesquisas que utilizam como recurso o Geoplano como sequência didática nas aulas de geometria em turmas do ensino fundamental e médio. Para isso, foi realizado uma busca na plataforma online do Google Acadêmico, onde foram analisados os artigos publicados entre 2016 e 2021, usando os indexadores “Geoplano”, “geometria” além de busca em livros de autores da área. Tratando-se de uma pesquisa de característica exploratória e qualitativa. Ao final, conclui-se que é preciso criar incentivos e cursos de capacitação para que os professores de Matemática estejam atualizados e tenham conhecimento de novas metodologias, e, também, adquiram o conhecimento necessário sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino de Geometria. Afinal, no ensino da Matemática ou da Geometria o professor que busca o uso dos materiais manipuláveis pode obter excelentes resultados de seus alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43636
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, César Menezes da.pdf547,65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons