Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43636

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, César Menezes da-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:57:21Z-
dc.date.available2022-04-01T15:57:21Z-
dc.date.issued2021-09-03-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, César Menezes da. O uso de materiais manipuláveis no ensino de geometria: as potencialidades do uso do Geoplano. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43636-
dc.description.abstractO processo de ensino e aprendizagem de Geometria é um grande desafio tanto para professores quanto para alunos dos mais diferentes níveis. A presente investigação tem por objetivo analisar aspectos sobre as pesquisas que utilizam como recurso o Geoplano como sequência didática nas aulas de geometria em turmas do ensino fundamental e médio. Para isso, foi realizado uma busca na plataforma online do Google Acadêmico, onde foram analisados os artigos publicados entre 2016 e 2021, usando os indexadores “Geoplano”, “geometria” além de busca em livros de autores da área. Tratando-se de uma pesquisa de característica exploratória e qualitativa. Ao final, conclui-se que é preciso criar incentivos e cursos de capacitação para que os professores de Matemática estejam atualizados e tenham conhecimento de novas metodologias, e, também, adquiram o conhecimento necessário sobre o uso de materiais manipuláveis no ensino de Geometria. Afinal, no ensino da Matemática ou da Geometria o professor que busca o uso dos materiais manipuláveis pode obter excelentes resultados de seus alunos.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectMatemática - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.titleO uso de materiais manipuláveis no ensino de geometria: as potencialidades do uso do Geoplano.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3623418585503742pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching and learning process of Geometry is a great challenge for both teachers and students of different levels. The present investigation aims to analyze aspects of research that use the Geoplan as a resource as a didactic sequence in geometry classes in elementary and high school classes. For this, a search was performed on the online platform of Google Scholar, where articles published between 2016 and 2021 were analyzed, using the indexers “Geoplano”, “geometry” in addition to searching books by authors in the area. This is an exploratory and qualitative research. In the end, it is concluded that it is necessary to create incentives and training courses so that Mathematics teachers are updated and have knowledge of new methodologies, and also acquire the necessary knowledge about the use of manipulative materials in the teaching of Geometry. After all, in the teaching of Mathematics or Geometry, the teacher who seeks the use of manipulative materials can obtain excellent results from his students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, César Menezes da.pdf547,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons