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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559

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Título: Uma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá.
Autor(es): PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva
Palavras-chave: Educação financeira; Livros didáticos; Currículos
Data do documento: 23-Nov-2020
Citação: PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva. Uma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Educação Financeira no documento Base Nacional Comum Curricular – BNCC e nos livros didáticos do ensino fundamental Anos Finais adotados pelo município de Gravatá – PE. Para este fim, tomamos como principal referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Chevallard além de trabalhos de autores que atuam tanto na área da Educação Matemática quanto na Economia tratando das finanças e da educação financeira. Esses autores nos auxiliaram na percepção da importância do estudo dessa temática em sala de aula para a formação de cidadãos críticos e confiantes nas tomadas de decisões financeiras em situações do cotidiano. Na busca de atingir o objetivo estabelecido por nós, iniciamos o percurso metodológico analisando o documento da BNCC, explorando as habilidades, os objetos de conhecimento e as praxeologias presentes nele que mantém relações com o tema do nosso trabalho – a educação financeira – e o que sugere na forma de apresentá-lo na sala de aula dos Anos Finais do ensino fundamental. Em seguida analisamos a coleção de livros didáticos que selecionamos e buscamos relacionar com a análise que fizemos a respeito da Base para identificar se a coleção atende o que é proposto pelo documento. Por fim, concluímos que a coleção de livros didáticos analisada não satisfaz o que é sugerido pela BNCC a respeito de nossa temática e precisará passar por algumas alterações para que possa auxiliar efetivamente na formação crítica dos alunos enquanto cidadãos financeiramente ativos na sociedade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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