Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559
Share on
Title: | Uma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá. |
Authors: | PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva |
Keywords: | Educação financeira; Livros didáticos; Currículos |
Issue Date: | 23-Nov-2020 |
Citation: | PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva. Uma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Educação Financeira no documento Base Nacional Comum Curricular – BNCC e nos livros didáticos do ensino fundamental Anos Finais adotados pelo município de Gravatá – PE. Para este fim, tomamos como principal referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Chevallard além de trabalhos de autores que atuam tanto na área da Educação Matemática quanto na Economia tratando das finanças e da educação financeira. Esses autores nos auxiliaram na percepção da importância do estudo dessa temática em sala de aula para a formação de cidadãos críticos e confiantes nas tomadas de decisões financeiras em situações do cotidiano. Na busca de atingir o objetivo estabelecido por nós, iniciamos o percurso metodológico analisando o documento da BNCC, explorando as habilidades, os objetos de conhecimento e as praxeologias presentes nele que mantém relações com o tema do nosso trabalho – a educação financeira – e o que sugere na forma de apresentá-lo na sala de aula dos Anos Finais do ensino fundamental. Em seguida analisamos a coleção de livros didáticos que selecionamos e buscamos relacionar com a análise que fizemos a respeito da Base para identificar se a coleção atende o que é proposto pelo documento. Por fim, concluímos que a coleção de livros didáticos analisada não satisfaz o que é sugerido pela BNCC a respeito de nossa temática e precisará passar por algumas alterações para que possa auxiliar efetivamente na formação crítica dos alunos enquanto cidadãos financeiramente ativos na sociedade. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License