Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559

Comparte esta pagina

Título : Uma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá.
Autor : PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva
Palabras clave : Educação financeira; Livros didáticos; Currículos
Fecha de publicación : 23-nov-2020
Citación : PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva. Uma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : Este trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Educação Financeira no documento Base Nacional Comum Curricular – BNCC e nos livros didáticos do ensino fundamental Anos Finais adotados pelo município de Gravatá – PE. Para este fim, tomamos como principal referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Chevallard além de trabalhos de autores que atuam tanto na área da Educação Matemática quanto na Economia tratando das finanças e da educação financeira. Esses autores nos auxiliaram na percepção da importância do estudo dessa temática em sala de aula para a formação de cidadãos críticos e confiantes nas tomadas de decisões financeiras em situações do cotidiano. Na busca de atingir o objetivo estabelecido por nós, iniciamos o percurso metodológico analisando o documento da BNCC, explorando as habilidades, os objetos de conhecimento e as praxeologias presentes nele que mantém relações com o tema do nosso trabalho – a educação financeira – e o que sugere na forma de apresentá-lo na sala de aula dos Anos Finais do ensino fundamental. Em seguida analisamos a coleção de livros didáticos que selecionamos e buscamos relacionar com a análise que fizemos a respeito da Base para identificar se a coleção atende o que é proposto pelo documento. Por fim, concluímos que a coleção de livros didáticos analisada não satisfaz o que é sugerido pela BNCC a respeito de nossa temática e precisará passar por algumas alterações para que possa auxiliar efetivamente na formação crítica dos alunos enquanto cidadãos financeiramente ativos na sociedade.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva.pdf2,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons