Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorPEREIRA, Michelly Bezerra da Silva-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:19:12Z-
dc.date.available2022-03-28T15:19:12Z-
dc.date.issued2020-11-23-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Michelly Bezerra da Silva. Uma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43559-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo investigar a abordagem da Educação Financeira no documento Base Nacional Comum Curricular – BNCC e nos livros didáticos do ensino fundamental Anos Finais adotados pelo município de Gravatá – PE. Para este fim, tomamos como principal referencial teórico a Teoria Antropológica do Didático – TAD de Chevallard além de trabalhos de autores que atuam tanto na área da Educação Matemática quanto na Economia tratando das finanças e da educação financeira. Esses autores nos auxiliaram na percepção da importância do estudo dessa temática em sala de aula para a formação de cidadãos críticos e confiantes nas tomadas de decisões financeiras em situações do cotidiano. Na busca de atingir o objetivo estabelecido por nós, iniciamos o percurso metodológico analisando o documento da BNCC, explorando as habilidades, os objetos de conhecimento e as praxeologias presentes nele que mantém relações com o tema do nosso trabalho – a educação financeira – e o que sugere na forma de apresentá-lo na sala de aula dos Anos Finais do ensino fundamental. Em seguida analisamos a coleção de livros didáticos que selecionamos e buscamos relacionar com a análise que fizemos a respeito da Base para identificar se a coleção atende o que é proposto pelo documento. Por fim, concluímos que a coleção de livros didáticos analisada não satisfaz o que é sugerido pela BNCC a respeito de nossa temática e precisará passar por algumas alterações para que possa auxiliar efetivamente na formação crítica dos alunos enquanto cidadãos financeiramente ativos na sociedade.pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.titleUma análise da abordagem da educação financeira na base nacional comum curricular e nos livros didáticos do ensino fundamental anos finais no Município de Gravatá.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to investigate the approach of Financial Education in the document Common National Curricular Base - CNCB and in the textbooks of elementary school adopted by the city of Gravatá - PE. To this end, we take Chevallard's Anthropological Theory of Didactics - ATD as the main theoretical reference, in addition to the works of authors who work both in the area of Mathematics Education and in Economics, dealing with finance and financial education. These authors helped us to understand the importance of studying this topic in the classroom for the formation of critical and confident citizens in making financial decisions in everyday situations. In the quest to achieve the objective established by us, we started the methodological path by analyzing the CNCB document, exploring the skills, knowledge objects and praxeologies present in it that maintain relations with the theme of our work - financial education - and what suggests how to present it in the classroom of elementary school. Then we analyze the textbook collection that we selected and try to relate it to the analysis we made about the Base to identify whether the collection meets what is proposed by the document. Finally, we conclude that the textbook collection analyzed does not satisfy what is suggested by the CNCB regarding our theme and will need to undergo some changes so that it can effectively assist in the critical formation of students as financially active citizens in society.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PEREIRA, Michelly Bezerra da Silva.pdf2,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons