Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43354

Share on

Title: Quando o haicai dialoga com Van Gogh : uma proposta didática sob a perspectiva da leitura subjetiva
Authors: SILVA, Gustavo Henrique Rodrigues da
Keywords: Leitura literária de poesia; Haicai; Sujeito leitor
Issue Date: 26-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Gustavo Henrique Rodrigues da. Quando o haicai dialoga com Van Gogh: uma proposta didática sob a perspectiva da leitura subjetiva. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Tendo em vista a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula e, por outro lado, diante das dificuldades existentes na fruição de textos poéticos por parte dos estudantes, temos como objetivo geral, neste trabalho, investigar alternativas teóricas e metodológicas que contribuam para ampliação da dimensão autônoma do sujeito leitor através da leitura literária de haicais, no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos os haicais, escritos por Estela Bonini (1995) e que remetem às pinturas do holandês Vincent Van Gogh, como objetos para o ensino de poesia. Sendo esta pesquisa de cunho qualitativo e de finalidade descritiva, tomamos como fundamentos teóricos, caracterizando uma pesquisa bibliográfica, as contribuições de: Verçosa (1996), Franchetti (2012a), Paz (1996) e Campos (1969) sobre o conceito, a história do haicai e sua relação com a literatura brasileira; Rouxel (2012; 2013; 2018), Langlade (2008;2013), Louichon (2017) e Jouve (2002; 2013), acerca das teorias do sujeito leitor; Paz (2012), Moisés (2019) e Bosi (2000) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental a partir de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019) no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia e de haicais nestes documentos. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, elaboramos um material didático alternativo, intitulado Quando o haicai dialoga com Van Gogh, que alia o ensino de poesia aos haicais de Bonini, à obra de Van Gogh e à Leitura Subjetiva. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito leitor em face da leitura de poesia, favorecendo a apropriação singular do texto poético como texto do leitor (LANGLADE, 2013). E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura através de atividades que possibilitem a projeção de si nos haicais lidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43354
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Rodrigues da Silva.pdf6,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons