Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43354

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Rosiane Maria Soares da-
dc.contributor.authorSILVA, Gustavo Henrique Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-03-14T18:15:20Z-
dc.date.available2022-03-14T18:15:20Z-
dc.date.issued2021-02-26-
dc.identifier.citationSILVA, Gustavo Henrique Rodrigues da. Quando o haicai dialoga com Van Gogh: uma proposta didática sob a perspectiva da leitura subjetiva. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43354-
dc.description.abstractTendo em vista a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula e, por outro lado, diante das dificuldades existentes na fruição de textos poéticos por parte dos estudantes, temos como objetivo geral, neste trabalho, investigar alternativas teóricas e metodológicas que contribuam para ampliação da dimensão autônoma do sujeito leitor através da leitura literária de haicais, no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos os haicais, escritos por Estela Bonini (1995) e que remetem às pinturas do holandês Vincent Van Gogh, como objetos para o ensino de poesia. Sendo esta pesquisa de cunho qualitativo e de finalidade descritiva, tomamos como fundamentos teóricos, caracterizando uma pesquisa bibliográfica, as contribuições de: Verçosa (1996), Franchetti (2012a), Paz (1996) e Campos (1969) sobre o conceito, a história do haicai e sua relação com a literatura brasileira; Rouxel (2012; 2013; 2018), Langlade (2008;2013), Louichon (2017) e Jouve (2002; 2013), acerca das teorias do sujeito leitor; Paz (2012), Moisés (2019) e Bosi (2000) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental a partir de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019) no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia e de haicais nestes documentos. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, elaboramos um material didático alternativo, intitulado Quando o haicai dialoga com Van Gogh, que alia o ensino de poesia aos haicais de Bonini, à obra de Van Gogh e à Leitura Subjetiva. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito leitor em face da leitura de poesia, favorecendo a apropriação singular do texto poético como texto do leitor (LANGLADE, 2013). E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura através de atividades que possibilitem a projeção de si nos haicais lidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLeitura literária de poesiapt_BR
dc.subjectHaicaipt_BR
dc.subjectSujeito leitorpt_BR
dc.titleQuando o haicai dialoga com Van Gogh : uma proposta didática sob a perspectiva da leitura subjetivapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3696067139908692pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4034316417678295pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxBearing in mind the need to broaden the experience with poetry at classroom and, in the other hand, faced with the difficulties of the students to enjoy poetry texts, our general objective in this project is to research theoretical and methodological alternatives which contribute to the enlargement of the reader-subject’s autonomy, by means of the literary reading of haikus in the context of the final years of the Brazilian elementary school. For to do this, we selected as objects for the poetry teaching the haikus written by Estela Bonini (1995), that refer to the paintings of the dutchman Vincent Van Gogh. Being this investigation of a qualitative nature and a descriptive aim, so we took as theoretical foundation, characterizing a bibliographic research, the contributions of Verçosa (1996), Franchetti (2012a), Paz (1996) and Campos (1969) about the concept and the history of the haiku and its relation with Brazilian literature; Rouxel (2012; 2013; 20118), Langlade (2008;2013), Louichon (2017) and Jouve (2002; 2013), about the reader-subject’s theories; Paz (2012), Moisés (2019) and Bosi (2000), related to the importance of the poetry reading. We also made a documentary study from schoolbooks of the final years of the Brazilian elementary school and of the Brazilian National Learning Standards, known in the Portuguese acronym as BNCC, (BRASIL, 2019) with the objective of to characterize the situation of the poetry teaching and of haikus in these documents. As it is also a study which comes from a problem of the experience of classroom, we created an alternative didactic material, titled Quando o haicai dialoga com Van Gogh (When the haiku relates to Van Gogh), that associates the teaching of poetry to the haikus of Bonini, the work of Van Gogh and the subjective reading. With this route, we expect to broaden the autonomy of the reader-subject in the face of the reading of poetry, propitiating the singular appropriation of the poetry text as the text of the reader (LANGLADE, 2013). At least, it also expects to stimulate the pleasure for reading, by means of activities that permit the reader’s projection in the read haikus.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Rodrigues da Silva.pdf6,44 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons