Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43354

Compartilhe esta página

Título: Quando o haicai dialoga com Van Gogh : uma proposta didática sob a perspectiva da leitura subjetiva
Autor(es): SILVA, Gustavo Henrique Rodrigues da
Palavras-chave: Leitura literária de poesia; Haicai; Sujeito leitor
Data do documento: 26-Fev-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Gustavo Henrique Rodrigues da. Quando o haicai dialoga com Van Gogh: uma proposta didática sob a perspectiva da leitura subjetiva. 2021. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Tendo em vista a necessidade de ampliar a vivência com poesia em sala de aula e, por outro lado, diante das dificuldades existentes na fruição de textos poéticos por parte dos estudantes, temos como objetivo geral, neste trabalho, investigar alternativas teóricas e metodológicas que contribuam para ampliação da dimensão autônoma do sujeito leitor através da leitura literária de haicais, no âmbito dos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, selecionamos os haicais, escritos por Estela Bonini (1995) e que remetem às pinturas do holandês Vincent Van Gogh, como objetos para o ensino de poesia. Sendo esta pesquisa de cunho qualitativo e de finalidade descritiva, tomamos como fundamentos teóricos, caracterizando uma pesquisa bibliográfica, as contribuições de: Verçosa (1996), Franchetti (2012a), Paz (1996) e Campos (1969) sobre o conceito, a história do haicai e sua relação com a literatura brasileira; Rouxel (2012; 2013; 2018), Langlade (2008;2013), Louichon (2017) e Jouve (2002; 2013), acerca das teorias do sujeito leitor; Paz (2012), Moisés (2019) e Bosi (2000) em relação à importância da leitura de poesia. Procedemos também a uma pesquisa documental a partir de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental e da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2019) no intuito de caracterizar a situação do ensino de poesia e de haicais nestes documentos. Por se tratar também de uma investigação que parte de um problema da experiência de sala de aula, elaboramos um material didático alternativo, intitulado Quando o haicai dialoga com Van Gogh, que alia o ensino de poesia aos haicais de Bonini, à obra de Van Gogh e à Leitura Subjetiva. Com esse percurso, esperamos ampliar a autonomia do sujeito leitor em face da leitura de poesia, favorecendo a apropriação singular do texto poético como texto do leitor (LANGLADE, 2013). E, por fim, espera-se também estimular o prazer pela leitura através de atividades que possibilitem a projeção de si nos haicais lidos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43354
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gustavo Henrique Rodrigues da Silva.pdf6,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons