Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43141
Comparte esta pagina
Título : | As concepções de prática docente a partir dos relatórios de estágio supervisionado de alunos do curso de Química - Licenciatura. |
Autor : | ANDRADE, Marrone Lima de |
Palabras clave : | Química - Estudo e ensino; Prática de ensino; Programas de estágio - Relatórios |
Fecha de publicación : | 27-jun-2019 |
Citación : | ANDRADE, Marrone Lima de. As concepções de prática docente a partir dos relatórios de estágio supervisionado de alunos do curso de Química - Licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | Você já pensou se fosse possível identificar qual o tipo de prática docente adquirida por um aluno de licenciatura durante uma boa parte do seu curso? É nesse contexto que o presente trabalho vem trazendo uma pesquisa desenvolvida no Curso de Química - Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, acerca de quais as concepções de prática docente que os discentes que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado II possuem. Nossa pesquisa teve como objetivo geral analisar a qual tendência pedagógica as concepções de práticas docente presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado II se assemelham. Para isto, foi necessário alcançar dois objetivos específicos: 1) Identificar a que Tendência Pedagógica a ementa da Disciplina de Estágio Supervisionado II, no Plano Pedagógico do Curso de Química-Licenciatura, se aproxima; 2) Verificar as concepções de práticas docente que estão presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado II. Para dar suporte ao presente estudo, utilizamos como fonte principal, autores como: Libâneo (2008), Zabalza (2014) e Franco (2012), os quais desenvolveram estudos sobre as tendências pedagógicas, sobre estágio, e acerca da prática docente, respectivamente. O presente trabalho possui um viés qualitativo e é caracterizado como uma pesquisa documental, pois estamos trabalhando com o Projeto Pedagógico do Curso e com relatórios escritos por discentes durante o período que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado II, a técnica que utilizamos em nossa pesquisa para analisar os dados foi, a análise de conteúdo. Por fim, conseguimos identificar dois tipos de práticas presentes nas descrições dos estagiários: uma prática secundária, considerada tradicional, e a prática mais relevante, que é aquela mais frequentemente usada, a prática crítico social dos conteúdos. Assim, conseguimos identificar que a prática que o PPC propõe é a mesma que os alunos construíram em suas vivências. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43141 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDRADE, Marrone Lima de.pdf | 729,24 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons