Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43141

Share on

Title: As concepções de prática docente a partir dos relatórios de estágio supervisionado de alunos do curso de Química - Licenciatura.
Authors: ANDRADE, Marrone Lima de
Keywords: Química - Estudo e ensino; Prática de ensino; Programas de estágio - Relatórios
Issue Date: 27-Jun-2019
Citation: ANDRADE, Marrone Lima de. As concepções de prática docente a partir dos relatórios de estágio supervisionado de alunos do curso de Química - Licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Você já pensou se fosse possível identificar qual o tipo de prática docente adquirida por um aluno de licenciatura durante uma boa parte do seu curso? É nesse contexto que o presente trabalho vem trazendo uma pesquisa desenvolvida no Curso de Química - Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, acerca de quais as concepções de prática docente que os discentes que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado II possuem. Nossa pesquisa teve como objetivo geral analisar a qual tendência pedagógica as concepções de práticas docente presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado II se assemelham. Para isto, foi necessário alcançar dois objetivos específicos: 1) Identificar a que Tendência Pedagógica a ementa da Disciplina de Estágio Supervisionado II, no Plano Pedagógico do Curso de Química-Licenciatura, se aproxima; 2) Verificar as concepções de práticas docente que estão presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado II. Para dar suporte ao presente estudo, utilizamos como fonte principal, autores como: Libâneo (2008), Zabalza (2014) e Franco (2012), os quais desenvolveram estudos sobre as tendências pedagógicas, sobre estágio, e acerca da prática docente, respectivamente. O presente trabalho possui um viés qualitativo e é caracterizado como uma pesquisa documental, pois estamos trabalhando com o Projeto Pedagógico do Curso e com relatórios escritos por discentes durante o período que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado II, a técnica que utilizamos em nossa pesquisa para analisar os dados foi, a análise de conteúdo. Por fim, conseguimos identificar dois tipos de práticas presentes nas descrições dos estagiários: uma prática secundária, considerada tradicional, e a prática mais relevante, que é aquela mais frequentemente usada, a prática crítico social dos conteúdos. Assim, conseguimos identificar que a prática que o PPC propõe é a mesma que os alunos construíram em suas vivências.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43141
Appears in Collections:TCC - Química - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRADE, Marrone Lima de.pdf729,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons