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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43141

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLEMOS, Girleide Tôrres-
dc.contributor.authorANDRADE, Marrone Lima de-
dc.date.accessioned2022-03-03T20:31:39Z-
dc.date.available2022-03-03T20:31:39Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2022-03-03-
dc.identifier.citationANDRADE, Marrone Lima de. As concepções de prática docente a partir dos relatórios de estágio supervisionado de alunos do curso de Química - Licenciatura. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43141-
dc.description.abstractVocê já pensou se fosse possível identificar qual o tipo de prática docente adquirida por um aluno de licenciatura durante uma boa parte do seu curso? É nesse contexto que o presente trabalho vem trazendo uma pesquisa desenvolvida no Curso de Química - Licenciatura do Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, acerca de quais as concepções de prática docente que os discentes que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado II possuem. Nossa pesquisa teve como objetivo geral analisar a qual tendência pedagógica as concepções de práticas docente presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado II se assemelham. Para isto, foi necessário alcançar dois objetivos específicos: 1) Identificar a que Tendência Pedagógica a ementa da Disciplina de Estágio Supervisionado II, no Plano Pedagógico do Curso de Química-Licenciatura, se aproxima; 2) Verificar as concepções de práticas docente que estão presentes nos relatórios de Estágio Supervisionado II. Para dar suporte ao presente estudo, utilizamos como fonte principal, autores como: Libâneo (2008), Zabalza (2014) e Franco (2012), os quais desenvolveram estudos sobre as tendências pedagógicas, sobre estágio, e acerca da prática docente, respectivamente. O presente trabalho possui um viés qualitativo e é caracterizado como uma pesquisa documental, pois estamos trabalhando com o Projeto Pedagógico do Curso e com relatórios escritos por discentes durante o período que cursaram a disciplina de Estágio Supervisionado II, a técnica que utilizamos em nossa pesquisa para analisar os dados foi, a análise de conteúdo. Por fim, conseguimos identificar dois tipos de práticas presentes nas descrições dos estagiários: uma prática secundária, considerada tradicional, e a prática mais relevante, que é aquela mais frequentemente usada, a prática crítico social dos conteúdos. Assim, conseguimos identificar que a prática que o PPC propõe é a mesma que os alunos construíram em suas vivências.pt_BR
dc.format.extent44p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProgramas de estágio - Relatóriospt_BR
dc.titleAs concepções de prática docente a partir dos relatórios de estágio supervisionado de alunos do curso de Química - Licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7396151394533001pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3939938941781273pt_BR
dc.description.abstractxHave you ever considered whether it was possible to identify what kind of teaching practice a bachelor's student acquired during a good part of your course? It is in this context that the present work is bringing a research developed in the Chemistry Course - Licenciatura of the Campus Agreste of the Federal University of Pernambuco, about which conceptions of teaching practice that the students who studied the discipline of Supervised Internship II possess. Our research had as general objective to analyze which pedagogical tendency the conceptions of teaching practices present in the Reports of Supervised Internship II are similar. In order to achieve this, it was necessary to achieve two specific objectives: 1) To identify the Pedagogical Tendency of the Supervised Internship II, in the Pedagogical Plan of the Chemistry-Licentiate Course, is approaching; 2) To verify the conceptions of teaching practices that are present in the Reports of Supervised Internship II. In order to support the present study, authors such as Libâneo (2008), Zabalza (2014) and Franco (2012), who have developed studies on pedagogical tendencies, on traineeship, and on teaching practice, respectively, are used as the main source. The present work has a qualitative bias and is characterized as a documentary research, since we are working with the Pedagogical Project of the Course and with reports written by students during the period that studied the discipline of Supervised Internship II, the technique that we used in our research for analyze the data was, the content analysis. Finally, we were able to identify two types of practices present in the descriptions of the trainees: a secondary practice, considered traditional, and the most relevant practice, which is the most frequently used, the critical social practice of content. Thus, we can identify that the practice that the PPC proposes is the same that the students constructed in their experiences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Química – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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