Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898

Compartilhe esta página

Título: Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.
Autor(es): SILVA, Ranyelle de Jesus
Palavras-chave: Matemática (Ensino fundamental); Álgebra - Estudo e ensino; Livros didáticos
Data do documento: 26-Jun-2019
Citação: SILVA, Ranyelle de Jesus. Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico nas atividades resolvidas do livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente os livros do 6° ano e 9° ano. Dessa forma, se propõe a identificar aspectos do pensamento algébrico, as características e alguns conteúdos algébricos que tal recurso proporciona no ensino e aprendizagem de álgebra a professores e estudantes dessas séries. Para isso, fundamentou-se a discussão nas pesquisas desenvolvidas por Godino e colaboradores (2014, 2015) sobre os níveis de pensamento algébrico e analisaram-se seis livros de três coleções, que estão sendo e já foram utilizadas pelas escolas públicas municipais de Caruaru-PE. Os resultados apontam que só uma coleção de livros didáticos apresentou todos os níveis do pensamento algébrico e que contemplou também os conteúdos algébricos. Sendo importante enfatizar essa análise para o desenvolvimento no aprendizado dos estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ranyelle de Jesus.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons